Epopeias de uma nação mentalmente marasmada produzidas sem a censura do horário nobre imposta pela sociedade.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OlimPIADAS

E o Brasil acaba de adquirir o seu Herói nas Olimpíadas 2012!!! Lá foi o atleta que, tomando na argola até então, se pendura nas argolas da modalidade da ginástica olímpica e conquista uma medalha de ouro para o Brasil. Pronto! A delegação brasileira já pode vir para casa! O Brasil já tem um dedicado e sofrido herói olímpico para ficar babando e puxando o saco! Aliás, na verdade, um herói para ficar secando e pressionando até ele cair de bunda e se tornar a gafe de 2016... se é que teremos Olimpíadas em 2016... Opa, espera, a delegação brasileira não pode vir não, ainda falta cumprir-se o fiasco no futebol... Falando nisso, futebol?! Uma seleção metade jovem desinteressada e metade veterana decepcionada, onde o que interessa mais é o penteado e a cor das chuteiras do que a honra de representar o país. Jogadores que aprenderam a chutar bolas esfoladas, a esfolarem os pés descalços em campos de areia e pedras tiveram sorte em conseguir uma chance em algum clube qualquer, onde se destacaram e logo foram para o exterior, porque é lá que realmente se valoriza um jogador de futebol, mas o seu patriotismo é dilacerado, e o atleta das argolas, que treinou aqui dentro, no próprio país, foi até Londres e conquistou uma medalha de ouro, acaba de virar herói, atingindo um patamar de celebridade onde qualquer erro na sua carreira o derrubará e ele, como qualquer ser humano, errará e obviamente, será crucificado como todos os outros atletas olímpicos brasileiros.
Na verdade, o esporte brasileiro não faz nada além de reproduzir a política do país: uma total e completa piada em eventos mundiais. Exceto na Copa do Mundo, que é um torneio que o Brasil realmente se dedica, que tem um histórico glorioso, onde os jogadores lutaram e conquistaram o maior número de títulos de toda a história do evento. E daí?! Hoje em dia não há mais jogadores que levam a sua profissão a sério mesmo. Prova disso são os próprios campeonatos nacionais e regionais, onde os jogadores aparecem pálidos, com olheiras e nitidamente de ressaca. Fazem farras em véspera de jogos, aparecem em festas e bebedeiras nas madrugadas, não aguentam mais um jogo inteiro, mas por que? O que acontece que hoje em dia a maioria dos jogadores de futebol adotam o estilo Garrincha de vida? Só que não é totalmente Garrincha, não. Garrincha podia ter problemas de alcoolismo, mas ia jogar e nunca fazia feio como os boêmios futebolísticos de hoje em dia. Acontece que hoje em dia não é só bebida alcoólica. Eles se destroem com coisas piores, drogas mesmo... Calma, não se pode generalizar! Nem todos os jogadores são assim... claro, os que não se drogam, acham uma droga jogar de graça pelo seu país quando poderiam estar jogando por dinheiro no clube em que são contratados. E que azar: seu país vem a ser logo o Brasil, um país governado por gente que não tem amor pelo que faz, vai essa gente ter amor pelos atletas que foram lá para Europa disputar medalhas com potências mundiais no esporte?! E será mesmo que algum desses atletas vai querer fazer bonito lá fora, chegar aqui depois dos jogos olímpicos e ser recebido por essa corja hipócrita que não liga a mínima para o esporte nacional?! É assim mesmo que acontece. Quando um atleta, de qualquer modalidade consegue uma medalha de ouro nas olimpíadas e sobe ao ponto mais alto do pódio, se torna inevitavelmente conhecido pelo munto inteiro. Se for brasileiro então, aparece por um dia inteiro na televisão. Vão os vermes vasculhar a vida do coitado, contar como era uma bosta a vida que ele levava, o barraco em que passou a infância, a precária escola em que estudou, o centro de treinamento em que treinava com sonhos iguais aos de qualquer brasileiro pobre.
Enfim, o atleta se sacrifica por toda a sua vida até aquele glorioso momento e quando chega ao Brasil, vai toda aquela escória política recebê-lo, cumprimentá-lo, posar ao seu lado com a sofrida medalha, com um sorriso falso como quem diz: "Vê esse 'herói nacional'? Fui eu quem o fez!", como se qualquer classe governamental desse alguma importância para o esporte e para os atletas.

Voltando ao futebolzinho da nossa gente, classificados para as finais das olimpíadas, terá a tarefa de disputar a medalha de ouro com a seleção do México...
Bom, sinceridade sempre foi um ponto forte nos meus textos, então lá vai!
Quem gosta de futebol e da seleção brasileira, com toda certeza está cheio de esperanças agora, pois a Seleção Pentacampeã mundial terá nova chance de conquistar o ouro nas olimpíadas!
Agora quem é que gostaria de ver aquele bando de cansado com a gloriosa e inédita medalha no peito?? Cada um com um penteado diferente, aliás, metade de moicano e a outra "capilarmente" um pouco mais sensata... e aquele "bonitinho", que já não sabe mais o que fazer com aquilo que chama de cabelo, que na verdade mais parece um rabo de tamanduá bandeira na cabeça, mas ninguém vai admitir como alguém consegue deixar o próprio cabelo tão ridículo... e nem mencionei a franjinha presa.
A verdade é que essa seleção, vai saber com que sorte do destino, chegou até a final das olimpíadas e disputará o ouro, sim, mas cabe somente a eles se realmente vestirão a camisa ou se ficarão olhando para as chuteiras e ajeitando o cabelinho. Sinceramente, se não ganhassem seria até melhor, pois com tanta seleção mais dedicada, logo esse desanimado elenco vai se tornar inesquecível?! Pela minha torcida, que percam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário